Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

sábado, 31 de julho de 2010

Marta Kohl - Vygotsky - Parte 1

Nesta primeira parte do documentário, a Professora Dra. Marta Kohl nos apresenta as idéias de Vygotsky sobre a Psicologia do Desenvolvimento, abordando os conceitos dos 4 Planos genéticos propostos pelo autor:  Filogênese; Ontogênese; Sociogênese e Microgênese.
             

REVISANDO O PLANEJAMENTO PARA O 2º SEMESTRE

 Os princípios da boa administração são representados por 5 letras: POCCC, que significam: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar. Em nosso contexto, Organizar é "levantar" todos os recursos disponíveis e necessários para o empreendimento: Cadernos do gestor; do professor e por aí vai.  Coordenar é "fazer" com que estes recursos estejam nas mãos certas, na hora certa! Coordenar é prever. Pré-ver: ver antes, para que nada seja "atropelado"!  Co-mandar,  quer dizer: mandar junto! É dirigir as ações na direção que o "mapa" do projeto (planejado) indica. Controlar é acompanhar, para garantir que os objetivos pretendidos não sejam desfocados, além de identificar possíveis demandas e correções de rumo.
Há, o P, de planejamento, do ponto de vista pedagógico é essencialmente o Currículo! Nele estão indicados os objetivos que se traduzem nas expectativas de aprendizagens previstas para cada série.
Simplificando, é isso! O POCCC da escola está nas mãos de todos, sob a "batuta" da equipe de gestão. 
Muito bem! É hora de retomar as atividades nas escolas. Tempo de  rever o que foi planejado no início do ano e estabelecer os ajustes necessários para o segundo semestre.
Como foi a Recuperação? O que deu certo e o que pode melhorar ainda mais? Como administramos os recursos materiais a serviço da aprendizagem? E o Currículo Oficial? O que já sabemos e onde  é preciso "investir" mais? O que estudaremos? Como? Quais são as novidades sobre formação continuada? Os professores estão informados sobre a REDEFOR?
É hora de discutir coletivamente estas e outras questões e avançar mais um pouco!
Bom trabalho! Estamos a disposição!
Planejamento Escolar 2010-2semestre

Você poderá gostar também de: