Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Conheça a Biblioteca Digital Mundial

A Fundação Biblioteca Nacional, que contém o mais rico acervo documental do Brasil, tem a honra de participar da Biblioteca Digital Mundial, uma magnífica iniciativa da Biblioteca do Congresso Americano, que une, através do poder da mais moderna tecnologia, diversas culturas, indo além da Europa e das Américas, para disponibilizar acervos culturais detodas as partes do mundo. Esta parceria representa muito para o nosso país. Internautas de todo o planeta terão acesso a uma grande massa dedocumentação e estaremos colaborando para esta troca de informações. O fato de eles poderem viajar no fantástico mundo cultural em formato multilíngüe é mais uma prova de que a intenção da World Digital Library é ir mais longe do que se imagina. Uma maravilhosa celebração daexistência de todos os povos e etnias. Da diversidade com inclusão e, conseqüentemente, do próprio ser humano. 
A Fundação Biblioteca Nacional, considerada uma das dez maiores do mundo, e também a maior biblioteca da América Latina, é herdeira da Biblioteca Real, ainda do tempo damonarquia portuguesa no Brasil. O legado que estamos expondo agora é a Coleção Thereza Christina Maria. A coleção é composta por 100 mil itens,entre livros, periódicos, mapas, partituras, desenhos, estampas, fotografias e outros documentos impressos e manuscritos. O conjunto de23 mil fotografias era parte da biblioteca particular do imperador Dom Pedro II, último imperador do Brasil. É o maior e mais abrangente acervo de documentos fotográficos brasileiros e estrangeiros do século 19 existente em uma instituição pública do nosso país. O valor cultural desta coleção foi reconhecido internacionalmente quando ela foi inscrita no Registro Internacional da Memória do Mundo da Unesco, em 2003. A Fundação Biblioteca Nacional vai continuar colaborando, situando e disponibilizando o patrimônio cultural do Brasil para a humanidade. (clique nos destaques)

      

Você poderá gostar também de: