Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O mito da caverna: Platão, Piteco e a Matrix. - Hipertexto e Vídeo

O que é a caverna? O mundo de aparências em que vi­vemos. Que são as sombras projetadas no fundo? As coi­sas que percebemos. Que são os grilhões e as correntes? Nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz do Sol? A luz da verdade. O quê é o mundo iluminado pelo sol da verdade? A realidade. Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os ou­tros prisioneiros? A Filosofia, o conhecimento.
(Marilena Chaui - Convite a Filosofia pdf)
Do Site Cultura Religare

Não é porque estamos no século XXI, com todo o progresso tecnológico que podemos dizer que estamos livres da cultura empírica, que estamos todos munidos do saber científico. A maioria das pessoas não vê o mundo de forma científica, apenas aceita as informações que recebe através de outros ou através dos veículos de comunicação e as tomam como verdades indiscutíveis, sem procurar refletir se essas informações são verdadeiras ou não, e qual a sua profundidade. Foi desse modo que certas teorias se tornaram dogmas por séculos, até que alguém começasse a se perguntar se eram verdadeiras ou não. LEIA MAIS>>

Você poderá gostar também de: