Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

terça-feira, 9 de abril de 2013

LIVRO COMPLETO - Os Sentidos Da Vida: Uma Pausa para pensar - Flavio Gikovate

 "Simplesmente surpreendente". Indispensável a Pais e Professores!
"Até que ponto um livro pode ser capaz de mudar a vida de uma pessoa"?  Concordo com a ideia de que os livros podem ser marcantes por proporcionarem uma sensação de conforto, mudança de paradigmas, dar luz a uma nova ideia ou resumir um pensamento que a pessoa já tinha.
Existem muitas formas de um livro transformar a vida das pessoas. O livro "Os Sentidos Da Vida: Uma Pausa para pensar" é sem dúvidas, um dos que mais influenciaram o meu pensamento sobre a condição dos nossos jovens alun@s. Para mim, foi decisivo na construção de conhecimento sobre a qualidade da relação que deve se estabelecer entre os sujeitos do processo educativo. Considero-o indispensável para pais e professores!
Muito se fala em empatia, contudo, o conhecimento de alguns conceitos e, sobretudo, algumas características dos adolescentes é imprescindível para que possamos efetivamente compreendê-los e a partir daí, conquistarmos a confiança necessária para ensiná-los algo e principalmente, aprender com eles. Lembro sempre e com muito prazer quando produzi um dos meus primeiros textos no programa de mestrado: uma resenha relacionando este livro de Gikovate e o livro "Filosofia na escola: o prazer da reflexão" cuja autoria era dos meus queridos professores Marcos Lorieri e Terezinha Rios. Guardo na minha estante o trabalho e na memória, o processo de sua construção, que mereceu generosas orientações, observações e recomendações (escritas pelos dois, a lápis, no verso da capa). Todo este processo, que somado aos conteúdos dos dois livros, se constituem num dos mais  significativos e por isso valioso momentos da minha formação.
Sinopse - Os Sentidos Da Vida - Uma pausa para pensar - Flávio Gikovate 
A partir de sua experiência como psicoterapeuta, Flávio Gikovate analisa, no livro Os sentidos da vida, as dificuldades que enfrentamos desde o nascimento, no esforço de conviver com a dor e o prazer, inerentes à nossa existência. Poderemos desenvolver o aprendizado da sabedoria na resolução dos conflitos se conseguirmos uma adequada relação entre sonho e realidade, sem desconsiderar ou superestimar os obstáculos, os sofrimentos e prazeres com os quais sempre nos deparamos. Esse desafio nos acompanha a vida toda e exige um trabalho de construção da nossa identidade, ao mesmo tempo em que reconhecemos a importância da convivência. Para esse trajeto, ao contrário das expectativas de uma “receita” para o sentido da vida, o autor acentua a importância da elaboração de projetos de vida pessoais e únicos, que permitam o aprimoramento da subjetividade e do relacionamento com as pessoas e o ambiente em geral.
LEIA AQUI O LIVRO COMPLETO!

Você poderá gostar também de: