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domingo, 2 de fevereiro de 2014

Educação anuncia concurso para 400 cargos com salário inicial de R$ 2,1 mil

Vagas são para atuar como analista de tecnologia na área de obras ou de tecnologia de informação
 
Estarão abertas as inscrições, a partir do dia 10 de fevereiro, para profissionais interessados em atuar como analista de tecnologia nas 91 diretorias regionais de ensino e nos órgãos centrais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O edital do concurso foi publicado na página 142 do caderno Executivo I do Diário Oficial deste sábado (1).

- Consulte o edital publicado no Diário Oficial 
Ao todo são 400 postos, sendo 200 para a área de obras e 200 para a área de tecnologia de informação. As inscrições vão até o dia 10 de março e poderão ser efetuadas aqui no Portal da Educação, a partir do dia 10 de fevereiro. 
Funções
São funções dos analistas de tecnologia o desenvolvimento de atividades especializadas em informatização dos processos administrativos e em infraestrutura. A atuação deles é focada nos núcleos de informática e de edificação, departamento de extrema importância para a execução das obras, por exemplo. O salário inicial é de R$ 2.169 por 40 horas semanais e o profissional precisa ter diploma de graduação de nível superior na área de Informática, Tecnologia da Informação ou nas áreas de Edificação e Construção Civil.
 
A prova acontece no dia 13 de abril e será composta por 80 questões de múltipla escolha, 40 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos, além de uma questão dissertativa.

Esclarecimento que vale conhecer ou: Como não ser manipulado.

Para quem, precipitadamente, pensar que esta postagem é incoerente com a proposta do blog - que está prestes a completar 1 milhão de visitas - esclareço que a intenção aqui é colocar o chamado "desenvolvimento de senso crítico", tão intensamente presente nos planos e projetos educativos em discussão, lembrando que quem primeiro precisa tê-lo somos nós, educadores, para aí sim, poder de maneira intencional e didática, promover seu desenvolvimento nos alun@s.
Afinal, 'ninguém dá o que não tem' e nem ensina o que não sabe!
Escolhi de propósito, um tema e personagem polêmicos para digamos, enriquecer a reflexão a partir da sua familiaridade.
Uma visão crítica da realidade significa, resumidamente,  ser capaz de "filtrar" as informações de forma racional e lógica a fim de formular uma opinião própria, isenta de tendências manipuladoras que por sua vez, buscam aliená-l@ ou, em outras palavras, fazê-l@ concluir de acordo com as intenções do agente manipulador (geralmente um veículo de mídia).
Nos últimos tempos, este tema e este personagem que escolhi ganharam destaque, onde se tem buscado (com relativo sucesso), construir artificialmente uma imagem , por meio de omissões e distorções da verdade.
Para se ter ideia deste poder, reuni então em 2 breves notícias que são argumentos autoexplicativos  que o ilustra muito bem.
Portanto, convido você que tem o que se chama de "cabeça aberta" a ver estas 2 breves notícias (link abaixo) e tirar as suas conclusões.
 
 
PS: curiosamente, esta postagem teve início em uma outra que fiz na rede social.
 Para das "sustância" a emergência dessa discussão que penso, não pode ser adiada sobretudo entre educadores, informo que a postagem original foi excluída da rede social (confira aqui) apesar de já ter recebido diversas opiniões.
Isso já diz muito.

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