Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O poder do elogio, da positividade e da agenda positiva: isso muda tudo!

Quem me conhece sabe o quanto insisto no que chamo de "Agenda positiva" nas escolas. Como algo tão óbvio e simples, pode ser tão difícil de se adotar?

Entre tantos aspectos da cultura escolar, um é tristemente curioso: a maior parte da energia dispendida no cotidiano da maioria das instituições é dedicada a agenda negativa. Muito provável que um pai ou mãe, ao ser convocado a comparecer na escola, imediatamente imagina que há algo de errado relacionado com seu (sua) filha (o). Ao entregar o bilhete de convocação, a criança talvez até já "leve" umas broncas "por conta". 

Estes pais pensam assim porque na maioria dos casos, as escolas alimentam essa cultura ao dar especial atenção a tal "agenda negativa".

Logo, a maioria dos jovens que se dedicam, que se aplicam e deveriam ser destaques, é sumariamente ignorada. Crianças e jovens que se tornam invisíveis ou, como ouvi um dia: "Eu sou um nada naquela escola".
Quando então, veremos prevalecer a lógica da positividade e do elogio? Quando veremos empenho em se chamar pais, não mais apenas aqueles dos alunos indisciplinados mas também e principalmente, os daqueles que esperam pelo estímulo do elogio, para um chá, uma foto e um registro em um livro especial?

Pois é: navegando encontrei esta postagem no blog da Aline Cardoso, com este texto abaixo e a indicação do vídeo que, embora de forma caricatural, nos faz lembrar da parcela de responsabidade nossa, no "clima" dos ambientes e estado de espírito dos que nos cercam.
Vale muito ver e compartilhar. Obrigado Aline

_______________

O Elogio é uma prova incontestável de positividade! 

Se você pratica a Lei da Atração, deve saber que é preciso ter pensamentos positivos e atitudes positivas. Isso faz bem a você e a todos ao seu redor! O Elogio estimula, incentiva melhorias. A pessoa elogiada percebe que está no caminho certo e é estimulada a melhorar a cada dia mais. Como você se sente quando recebe um elogio? Por que não proporcionar esta mesma sensação as pessoas do seu convívio e que são importantes para você? (Mas faça com sinceridade para não soar como adulação) Elogiar cria um ambiente otimista e tem o poder de construir ótimas relações, seja na sua casa, no seu trabalho, com seus amigos ou no seu relacionamento afetivo. Quem sabe mudando a sua postura: estimulando elogios às boas qualidades ao invés de “pichar” as ruins, você não traga uma mudança significativa para suas relações? Se sentir necessidade de demonstrar seu apreço por alguma característica do outro, faça! Quem ganha com isso? Você, pois será recebido com um sorriso e o outro, pois terá suas qualidades ou esforços reconhecidos! Assista esse belo exemplo:Como Perder Barriga

Você poderá gostar também de: